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Um golpe que tem sido muito comum é o de e-mails que aparentam ser de conhecidos ou de contatos reais.
Para explicar um pouco como isso ocorre, é importante entender que no cabeçalho dos e-mails, dois campos principais identificam o remetente:
1. Nome ou máscara:
Este campo normalmente tem o nome e sobrenome, ou nome e empresa. Por exemplo: “João Lojão da Informática”
2. Endereço de e-mail:
Neste exemplo, o e-mail chegaria ao webmail ou o software gerenciador de e-mails do destinatário desta forma:
“João Lojão da Informática <[email protected]>”
Acontece que alguns tipos de malware, criam e-mails fake, e no item 1 (nome ou máscara), utilizam nome e e-mails de conhecidos, ficando assim:
1 – Nome ou máscara:
Joao [email protected]
2- Endereço de e-mail:
Fica em branco ou com um endereço estranho ([email protected])
Neste exemplo, a linha do remetente ficaria desta forma:
“Joao [email protected]” ou “Joao [email protected] <[email protected]>”, parecendo assim que este e-mail foi enviado pelo João.
Então, fique atento, pois mesmo que o e-mail pareça ser de um conhecido, pode ser golpe.
Observe sempre se o nome e endereço de e-mail do remetente são coerentes e caso receba um e-mail tipo:
“Joao [email protected] <[email protected]>” rsrs
…pode excluir que é golpe.
Ah! E nunca é demais lembrar:
JAMAIS abra anexos ou clique em links sem ter certeza do que realmente se trata.
Outra dica relevante é que no corpo de e-mails fraudulentos, é muito comum encontrar diversos erros de ortografia.
Qualquer dúvida, antes de abrir anexos ou clicar em links recebidos via e-mail, entre em contato com o departamento de TI de sua empresa ou com seu técnico de confiança.